Conservação preventiva em bibliotecas e arquivos

 3

O Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos - Projeto CPBA surgiu da preocupação com a preservação dos acervos documentais brasileiros. Recebeu o apoio técnico e financeiro da Fundação Vitae, Apoio à Cultura e Promoção Social e das organizações norte-americanas The Andrew W. Mellon Foundation e The Commission on Preservation and Access. Sediado no Arquivo Nacional durante o seu desenvolvimento, contou com a cooperação da Fundação Nacional de Arte, Funarte, da Fundação Getulio Vargas, FGV e de um grande número de instituições em todo o país.


O Projeto CPBA publicou uma seleção de 53 títulos, em duas edições, em 1997 e 2001, sobre a conservação preventiva de filmes, fotografias e meios magnéticos. Esses textos tratam do planejamento de preservação, do controle das condições ambientais, da prevenção contra riscos e do salvamento de coleções, de microfilmagem e digitalização.

Nas duas edições, a distribuição dos textos impressos foi gratuita, beneficiando instituições em todo o país. Durante o processo de distribuição o Projeto CPBA realizou seminários nas cinco regiões brasileiras, formando multiplicadores e disponibilizando as publicações em sua página virtual. Esse desdobramento foi o mais importante resultado do Projeto CPBA que justificou o recebimento do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 1988. A integralidade desse material está, a partir de agora, disponível também neste portal. (Ingrid Beck -dezembro, 2013)

 

ASCOM
2016

Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos